Red Bull: Uma aula de estratégia

Já ouviram aquela frase durante os comerciais: “RedBull te dá asas”?
Entretanto, fazendo uma análise mais detalhada sobre a marca e seu posicionamento no mercado, nos convencemos de que a Red Bull pode nos dar mais do que asas, mas também uma (ótima) aula de marketing.
Já nasceu voando

A RedBull nasceu em 1987, e enfrentou algumas dificuldades para conseguir lançar seu produto, conhecido como o primeiro ‘energy drink’.
Após descobrir um líquido que continha substâncias estimulantes, o austríaco Dieteich Mateschitz precisou provar que ele não oferecia nenhum risco à saúde, mesmo contendo 3 vezes mais cafeína do que um refrigerante comum.
Apesar dessas dificuldades, o RedBull foi lançado, e no primeiro ano no mercado ultrapassou a marca de 1 milhão de latinhas vendidas, superando qualquer expectativa.
Não preciso dizer que o RedBull é, absolutamente, líder no segmento em que atua, somando 70% de market share global. E olha que ele possui concorrentes de respeito – como o Burn, da Coca-Cola.
Mas então por quê raios a RedBull tem tanta hegemonia no mercado?

1) A fórmula do RedBull não é patenteada, com isso abriu espaço e possibilidades para a concorrência de grandes multinacionais nos últimos anos;
2) Mesmo após 25 anos de lançamento de seu carro-chefe, o portfólio da RedBull ainda é pequeno, possuindo apenas 4 produtos, todos na categoria ‘energy drink’.
Estes dois pontos anteriores já seriam suficientes para comprometer a participação de mercado da marca, porém a sua estratégia agressiva, inovadora e bem direcionada ao target faz a RedBull se manter forte e exemplar no segmento.
Investimento, criatividade e planejamento. Esta é a principal fórmula do sucesso da RedBull, mais do que a fórmula de composição do drink.
O primeiro passo dado foi diferenciar seu produto das demais bebidas enlatadas, contratando uma empresa de alumínio para fabricar exclusivamente suas latas, que foram desenvolvidas num formato diferente e menor do que se utilizava na época. Isto já proporcionou um destaque nas prateleiras.
RedBull te dá asas. Um slogan como este não se esquece tão fácil. A empresa atentou-se para a veiculação de suas propagandas de forma padronizada para todas as agências, nos 140 países onde atua. No Brasil, a publicidade é feita pela Agência Loducca desde fevereiro de 2009.
Mesmo com o belo trabalho de propaganda feito na mídia e facilidade de identificação do seu público (que é muito bem definido), o principal foco do marketing da RedBull é o Sampling, que consiste no patrocínio e criação de eventos voltados para o seu público e para a mídia de uma forma mais direcionada.
Com esta estratégia de investimento em Sampling a RedBull consegue, não somente levar seu produto até o consumidor, mas trazer o seu público consumidor até onde o produto (marca) está. Um grande exemplo foi o RedBull X Fighters, onde foram reunidos os melhores motociclistas free-style no sambódromo do Rio de Janeiro. A galera dos esportes radicais marcou presença, lá.
Além dos esforços em publicidade feitos através das mídias e do Sampling, a RedBull também estudou cuidadosamente, praças para a distribuição experimental do energético, onde seu público-alvo teve a oportunidade de comprovar sua eficiência como energético. Isso envolveu desde jovens que trabalhavam, estudavam e que precisavam desempenhar bem o seu papel, até o pessoal fã de baladas.
Outro processo importante na definição do posicionamento da RedBull foi a identificação do comportamento do seu consumidor.
Aqui entendemos o slogan usado. Ele atinge diretamente jovens dinâmicos, ativos e despojados, que têm um estilo de vida agitado, seja pelo trabalho, estudo, seja porque viaja muito, seja porque malha, ou qualquer outra atividade que exija uma carga extra de energia. Por este motivo a RedBull induz que este público precisa das ‘asas’ proporcionadas pelo energético, que tem sim sua eficiência.
Fez o dever de casa
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cardápio de almoço executivo - Rock & Ribs

Torneio de Golf - Galpão Nelore 2019

Campanha Superação PB Lopes Scania 2014