ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA


Crie experiencias autênticas. 
Traga autenticidade para sua marca, produto ou serviço. 

No princípio tudo era comodities. Ai começamos a extrair as coisas da terra e criar produtos. Evoluímos para a revolução industrial e os bens se tornaram a oferta predominante. Depois os bens se tornaram comodities e as pessoas começaram a se preocupar apenas com 3 coisas: preço, preço e preço. Foi quando começamos a customizar. 
Começamos a ter serviços sobre produtos para gerar valor, os serviço eram entregues sobre demandas específicas, para indivíduos. De repente os serviços ficaram comoditizados também. Restaurantes, telefonia, pintura, serviços para carros, tudo comoditizado. 

Agora estamos tendo que nos reinventar novamente e pensarmos em gerar EXPERIÊNCIAS com os produtos e serviços que se tornam comodities. 

Experiência é algo de dentro pra fora, as pessoas tem experiências diferentes com situações diferentes. Experiencias são autênticas até porque isso é um paradoxo, não tem como termos experiencias não autênticas. 

Todos tem desejo por autenticidade. Pessoas estão se casando do que é falso. A autenticidade esta se tornando o novo critério dos consumidores para decidir o que eles vão comprar, de quem vão comprar e como vão comprar. Então como criar algo autentico em um mundo onde cada dia temos menos autenticidade nas marcas,  produtos, e serviços?

Autenticidade é você SER realmente, verdadeiramente aquilo que você diz para o outros que você é, começando sendo autentico com você mesmo. Se for autentico, entendendo quais são seus verdadeiros diferenciais, como isso pode realmente gerar experiencias reais nas pessoas e comunicar isso de uma forma diferente e única pra ela, ai sim você estará criando EXPERIÊNCIAS AUTENTICAS. 

Precisamos pensar em como trazer para cada cliente esse experiência autentica gerando valor para ele na sua marca, produto ou serviço. 

Pense no Café. 
Pegue um café em grãos quanto ele vale? Quando são tratados como comodities quanto vale? R$0,5 por copo. 
Pegue o café e moa, torre, empacote e coloque numa prateleira de mercado. Quando vale agora? Talvez R$0,10 ou R$0,15. Adicione isso a preparar o café para um cliente em uma cafeteria, lanchonete ou restaurante e agora vale uns R$0,50. Pegue essa experiência e transforme em algo único como em uma Starbuck, com um cedro único que ele tem lá e toda experiência única, agora vale R$8,00 um copo do mesmo café. 

Já fazemos isso a alguns anos, sempre buscando gerar autenticidade para as marcas com quem trabalhamos, fazendo o cliente ter experiências diferentes e gerando valor para marcas, produtos e serviços. 

E aprendemos que tem 3 regras simples para isso:
  1. Não diga ser autêntico a menos que você realmente seja; 
  2. É mais fácil ser autêntico, se você não diz ser autêntico;
  3. Se você diz ser autêntico, é melhor que você SEJA AUTÊNTICO.



Precisando pensar de um jeito novo? Mudar sua verdade e ser autentico, com experiências autênticas? Podemos te ajudar. 

Bruno Binati 
Diretor de Planejamento e Atendimento 
Pubblicità Marketing e Comunicação 

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